segunda-feira, 16 de maio de 2011


Inclusão social: começa curso para deficientes auditivos na ADTR
Qual sentimento tem a ver com você: amor, amizade, paz, fé, paciência, força? Foi respondendo a essa pergunta que os participantes da capacitação profissional para pessoas com deficiência auditiva deram início na tarde dessa quarta, 11, ao curso de informática específico para esse público. A iniciativa é da PMVC, por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda/ADTR.

Ao visitar a turma, o prefeito Guilherme Menezes quis saber se os alunos estavam gostando da iniciativa. Por meio da linguagem de libras e da intérprete, todos os alunos – que participam pela primeira vez de um curso de informática – afirmaram que sim, que será um curso muito bom com certeza. “Quero desejar a todos vocês muito sucesso”, disse o prefeito.

De acordo com o diretor-presidente da ADTR, Marcos Andrade, a integração de pessoas com necessidades especiais é uma ação constante. “Nós estamos com uma expectativa muito positiva. Já fizemos algumas atividades com a Acide e, agora, com a Associação de Surdos. Acreditamos que os portadores de necessidades especiais são pessoas que podem contribuir com o mercado de trabalho e, sem dúvidas, esse será mais um curso muito positivo”, afirmou Marcos. Ensinando pela primeira vez para uma turma especial, a monitora do curso Daliane Teixeira falou sobre suas expectativas: “para mim, é uma expectativa maior porque é a primeira vez que eu vou dar aula de informática para uma turma de linguagem de sinais. Vai ser uma aprendizagem mútua: eu vou estar aprendendo com eles e eles comigo”. Ela explica como será a aula: “é quase a mesma aula para as pessoas que não tem necessidades, terei de trabalhar com dinâmicas um pouco diferentes, abreviar alguns conteúdos para facilitar a aprendizagem deles”. Para transmitir esse conhecimento, a monitora, Daliane Teixeira, conta com um auxílio de uma pessoa capacitada a comunicar para os alunos o que a professora está dizendo e esclarecer dúvidas: é o intérprete e tradutor de libras Uermerson Meira. “Geralmente, os surdos ao ingressarem no mercado de trabalho vão para o setor administrativo porque não necessita tanto da comunicação. Por isso, eles precisam dessa capacitação, para que entrem no mercado com muito mais eficácia e rapidez. Com certeza, o curso será muito proveitoso”, afirma.
E com o intermédio de Uermerson, o aluno Gabriel Santos contou o que o motivou a participar e o que espera do curso: “ficamos sabendo que o curso ia ser custeado pela Prefeitura e que iria trazer resultados e conhecimentos para a gente ingressar no mercado de trabalho. Com o curso, com certeza, eu poderei ser um instrutor de libras de informática, trabalhar no mercado no setor administrativo e o meu objetivo é esse: disseminar, multiplicar o conhecimento adquirido”.
O curso, totalmente adaptado para as necessidades do público-alvo, acontece todas as quartas e sextas, na ADTR, nos turnos matutino e vespertino, sendo nove alunos pela manhã e 12 à tarde.


0 comentários:

Banner Maker

  ©Escola Municipal Guimarães Passos - Todos os direitos reservados.

Template by Mércia Design by Fábio ARTPRINT Dicas Blogger

Topo |