VII Seminário de Educação Inclusiva tratou dos temas: deficiência intelectual e inclusão escolar
Após a solenidade de abertura do VII Seminário de Educação Inclusiva, na manhã da última segunda-feira, 12, os participantes tiveram acesso à primeira palestra oferecida pelo evento. Ministrada pela professora Eliene Vieira de Figueiredo, a conferência tratou do tema “O Ensino Comum e a Inclusão Escolar: Práticas Pedagógicas no Contexto das Diferenças”.
Eliene é pedagoga, mestre em Educação e leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em instituições particulares. Trabalha com pesquisa na área de inclusão escolar e faz palestras por todo Brasil. Na palestra do dia 12, ela conversou com o público sobre as características do desenvolvimento cognitivo das pessoas com deficiência intelectual. Citou fatos reais ocorridos em salas de aula, utilizando-os como exemplos de situações-problemas. A palestra incluiu também discussões sobre a prática pedagógica dos professores – ou seja, a forma como os educadores devem proceder numa sala de aula em que há alunos com necessidades especiais.
MUDANÇA DE CONCEPÇÃO – Segundo Eliene, as compensações são significativas para quem participa do seminário: “essas pessoas vão ter um ganho muito grande na sua formação, tanto no aspecto profissional quanto pessoal, porque vão ampliar o seu campo de conhecimento em relação à deficiência intelectual e à inclusão escolar”, observa a professora. “As pessoas também vão ter um outro olhar. Elas poderão mudar suas práticas pedagógicas e a sua concepção em relação às pessoas com deficiência intelectual”.
Fonte: PMVC
Eliene é pedagoga, mestre em Educação e leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em instituições particulares. Trabalha com pesquisa na área de inclusão escolar e faz palestras por todo Brasil. Na palestra do dia 12, ela conversou com o público sobre as características do desenvolvimento cognitivo das pessoas com deficiência intelectual. Citou fatos reais ocorridos em salas de aula, utilizando-os como exemplos de situações-problemas. A palestra incluiu também discussões sobre a prática pedagógica dos professores – ou seja, a forma como os educadores devem proceder numa sala de aula em que há alunos com necessidades especiais.
MUDANÇA DE CONCEPÇÃO – Segundo Eliene, as compensações são significativas para quem participa do seminário: “essas pessoas vão ter um ganho muito grande na sua formação, tanto no aspecto profissional quanto pessoal, porque vão ampliar o seu campo de conhecimento em relação à deficiência intelectual e à inclusão escolar”, observa a professora. “As pessoas também vão ter um outro olhar. Elas poderão mudar suas práticas pedagógicas e a sua concepção em relação às pessoas com deficiência intelectual”.
Fonte: PMVC
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