quarta-feira, 29 de junho de 2011

SESC promove campanha do agasalho


A campanha do agasalho “Em dias de frio… Aqueça seu coração”, promovida pelo SESC (Serviço Social do Comércio), Unidade de Vitória da Conquista,começou desde o dia 1º de junho e termina no final do mês de agosto .

O objetivo desta campanha é arrecadar agasalhos, cobertores, roupas de frio, calçados etc. para serem doados às famílias carentes e entidades filantrópicas do município.

As doações podem ser feitas no próprio SESC, na Avenida do Anel do Contorno Rodoviário, s/n, Bairro Ibirapuera. Mais informações pelo telefone (77) 3426-3131.
Ou, quem desejar, pode entregar na Escola Municipal Guimarães Passos, situada à Rua Josué de Castro, 140 Bairro Guarany, que estaremos levando sua doação até o SESC.
(Neste caso,entregar à Direção da Escola)
Não deixem de ajudar, pois existem muitas famílias que necessitam dessa ajuda!

Por: Mércia Oliveira

Leia mais...

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mércia, Feliz Aniversário!

Toda equipe da E.M.G.P. parabeniza a Secretária Mércia Botêlho, pela passagem do seu aniversário. Desejamos-lhe muitas felicidades, paz, alegria, sucesso e que Deus possa iluminar seu caminho sempre. Parabéns!

Leia mais...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Prefeitura Municipal promove curso de artesanato em Bucha Vegetal





A partir da próxima segunda, 27, estarão abertas as inscrições para mais um curso do Projeto Escola de Artesanato, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda/ADTR.
Desta vez, a comunidade terá a oportunidade de aprender a confeccionar uma série de produtos fabricados a partir da Bucha Vegetal.
O início do curso está previsto para o dia 04 de julho, no período vespertino. A carga horária é de 20 horas. Para essa primeira turma, estarão disponíveis 20 vagas. De acordo com o diretor presidente da ADTR, Marcos Andrade, “esse curso de Bucha Vegetal tem uma dupla importância. Se por um lado é mais uma forma de gerar emprego e renda, por outro tem o resgate da cultura de um produto natural que faz parte da história. O curso vai estimular a transformação e a produção da bucha vegetal”.
O Projeto Escola de Artesanato tem como objetivo promover e fomentar a Economia Solidária. O coordenador municipal de Economia Solidária, Geovane Viana, explica que “em 2010, foram oferecidos sete cursos pela Escola de Artesanato, cuja avaliação foi muito positiva. Este é o segundo curso promovido em 2011 – o primeiro foi em Lagoa das Flores. Esperamos proporcionar ao empreendedor qualificação, inclusão social, geração de renda; bem como, promover a Bucha Vegetal – um produto 100% natural e com grande aceitação pelo mercado”.
Os interessados em participar do primeiro curso de artesanato em Bucha Vegetal devem levar, em horário comercial (8 às 12h e das 14 às 18 horas), 1 kg de alimento não perecível à ADTR para efetuar a inscrição. Os alimentos arrecadados serão doados para uma entidade assistencial do município. As inscrições poderão ser feitas até o dia 01 de julho.
O curso será ministrado pelo técnico agrícola, Paulo Teixeira, “o curso vai acontecer em função da importância que a gente vê em estar resgatando a Bucha Vegetal como item da limpeza doméstica, corporal que faz parte da história e da cultura brasileira. Nós vamos junto com as participantes, estar criando e também a confeccionar mais de 32 produtos que existe no mercado. Vamos entrar inclusive na linha do vestuário”.
Se você quiser conferir os produtos feitos com Bucha Vegetal, basta passar na barraca do Projeto Bucha Vegetal do Brasil, na Feira de Economia Solidária, localizada na Praça 9 de Novembro.

Fonte: P.M.V.C.

Leia mais...

terça-feira, 21 de junho de 2011

Confraternização Junina com os Funcionários


Mais um semestre se despede, e com o clima de festa junina, a E.M.G.P. reuniu nesta terça-feira(21) os funcionários para uma confraternização. Foi um momento de descontração, bate-papo, muita comida típica e, na oportunidade, homenagear os aniversariantes do primeiro semestre do ano.
As professoras Carmita e Marilúcia, com o auxílio de toda a equipe da E.M.G.P. prepararam tudo com muito amor e carinho, desde a ornamentação até as deliciosas guloseimas servidas. A diretora aproveitou a oportunidade e parabenizou os aniversariantes, agradeceu também todos os servidores colaboradores por um semestre de trabalho, cooperação, confiança e dedicação.

Fotos clique aqui

Leia mais...

A festança no Arraiá da Guimarães foi boa demais, Sô!

























Nesta última sexta-feira(17), aconteceu a grande festança no Arraiá da Guimarães. Foi uma manhã de pura diversão, muitas brincadeiras, quadrilha, comidas típicas, enfim, a criançada se divertiu a valer. Despertou a tradição de reviver as velhas quadrilhas e rolou muita descontração com professoras e alunos. A ganhadora do Balaio, foi aluna Mikaely Pereira, do CI 3º Ano -Vespertino (foto) , ela ficou muito feliz . "Foi muito bom ganhar o balaio, este São João vai ser animado lá em casa", disse a aluna.







Conhecendo um pouco a história das Festas Juninas

No Brasil, recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais são oriundas as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
As grandes mudanças no conceito artístico contemporâneo, acarretam na "adequação e atualização" destas festas, onde rítimos e bandas não tradicionais aos tipicamente vivenciados são acrescentadas as grades e programações de festas regionais, incentivando o maior interesse de novos públicos. Essa tem sido a aposta de vários festejos para agradar a todos, não deixando de lado os costumes juninos, têm-se como exemplo as festas do interior da Bahia, como a de Santo Antônio de Jesus, que apesar da inclusão de novas programações não deixa de lado a cultura nordestina do forró, conhecido como "pé de serra" nos dias de comemoração junina.

Leia mais...

sábado, 18 de junho de 2011

Memorial do Forró, um lugar de lazer e muita informação.


O Memorial do Forró é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e faz parte do Forró Pé de Serra do Peri Peri. Em 2011, o Memorial do Forró trouxe uma novidade para os visitantes: monitores – que explicam o significado das maquetes, bonecos, temas das salas e o objetivo da Prefeitura Municipal, que é valorizar as tradições juninas. Além de ser uma ótima opção de lazer para a família, é também uma forma de enriquecer os conhecimentos, pois os objetos ali expostos, têm como finalidade resgatar os valores culturais da nossa identidade.

Ele funciona na Casa Régis Pacheco – situada na Praça Tancredo Neves, centro da cidade – das 14 às 23 horas. A entrada é gratuita. Vale a pena conferir!

Leia mais...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

ARRAIÁ DA ESCOLA MAIS NA GUIMARÃES















Foi realizado nesta quinta-feira(16),na E.M.G.P, o encerramento das atividades do primeiro semestre letivo do Escola Mais. "Dentre as atividades realizadas, foi apresentada uma quadrilha junina, aproveitando para transmitir aos alunos um pouco das tradições referentes aos festejos juninos", explica o articulador em exercício Juniel Lima (foto).




Segundo ele, o trabalho foi desenvolvido pelo Grupo 1, tendo como facilitadores: Luís Fernando, Elizabeth Pereira, Leônidas Pessoa, Mylena Avelar, Veramiriam Martins e Kamilla Bonfim.
Os alunos entraram no clima de São João e participaram com muita animação das atividades. O aluno George Américo de Oliveira, do Ciclo II 2º ano (matutino) disse: "Essa atividade que está sendo realizada hoje, é importante porque faz parte da escola e os alunos estão aproveitando muito".







Clique aqui e veja as fotos.

Leia mais...

Zelinha, Feliz Aniversário!

Esperamos que os grandes sonhos e as pequenas alegrias pincelem seu dia com as cores da felicidade, fazendo de você uma pessoa cada vez mais feliz.
E que em seu sorriso cintile a luz que emana do seu coração.
Felicidades hoje e sempre...
Feliz Aniversário !!!

São os votos da E.M.G.P.

Leia mais...

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Caminhada marca Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil em Conquista


Na manhã de hoje (quarta-feira) foi realizada uma caminhada pelas ruas do centro de Vitória da Conquista com o objetivo de marcar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Crianças que fazem parte de projetos sociais participaram da iniciativa.
A caminhada teve o intuito de mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância de combater o trabalho infantil. A atividade faz parte da campanha mundial criada pela Organização Internacional do Trabalho/OIT. Para Zelúzia Dias, Coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil/PETI, “combater o trabalho infantil é uma luta diária do Governo Municipal e por meio desta caminhada desejamos que toda a comunidade apoie e venha conhecer mais desta campanha”.

Fonte: Blog da Resenha Geral

Leia mais...

CONVITE ARRAIÁ DA GUIMARÃES



Para encerrar as atividades letivas do 1º Semestre /2011, estaremos realizando uma festa junina muito animada com nossos alunos. Será uma manhã com brincadeiras, comidas típicas, forró, e muito mais.

Vale a pena conferir! Será na sexta-feira(17) às 9:00h

Leia mais...

terça-feira, 14 de junho de 2011


Bahia registra 11 mortes por dengue, diz Secretaria da Saúde




O governo da Bahia contabiliza onze mortes em decorrência da dengue em 2011 no Estado, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Os dados são referentes ao período do início do ano até o último domingo.
Segundo a secretaria, os casos fatais foram registrados nas cidades de Salvador, Jequié, Madre de Deus, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Remanso, Jussara, Bom Jesus da Lapa, Cipó, Riacho de Santana e Conceição do Coité. A maioria das vítimas tinha mais de 20 anos.
O Estado registra até o momento 34.620 notificações de casos de dengue - no mesmo período, em 2010, foram 43.328 casos. Ao todo, 374 municípios baianos notificaram a doença através dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica, entre os quais destacam-se os municípios de Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Porto Seguro, Ilhéus, São Gabriel, Jussara, Eunápolis e Jequié, que concentram 47% das notificações.

Fonte: Terra notícias



Leia mais...

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Aconteceu o I Plantão Pedagógico 2011

Escola e família precisam reconhecer-se como parceiros, apesar das suas diferenças de papéis e funções. É a partir desta escolha e deste olhar que acontecerá uma parceria efetiva.
É com essa perspectiva que Direção e Professores da EMGP têm trabalhado. No entanto, nesta última sexta-feira(3),aconteceu nesta Unidade Escolar o I Plantão Pedagógico, foi um momento em que os pais ou responsáveis conversaram com o professor do seu filho, receberam o resultado das avaliações da 1ª etapa letiva 2011, podendo analisar e refletir sobre as experiências de aprendizagem e o desempenho dos estudantes.
A relação Família-Escola passa a ser uma responsabilidade compartilhada, reforçando mais do que nunca uma
parceria que possibilite o pensar, o refletir o hoje, para que o amanhã possa ser reinventado. Segundo a Vice-Diretora Elizabeth Sande, "o número de pais que compareceu foi significativo, embora precisamos conscientizar os que não compareceram, da importância deste elo no desenvolvimento educacional dos alunos".
A senhora Vanusa do Vale(foto), mãe da aluna Jully Kelly disse:"É muito importante a presença do pai na escola, saber como anda o desenvolvimento do filho, isso ajuda muito em sua vida escolar".


Clique
aqui e vejam as fotos.


Leia mais...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Participe da Caminhada de Combate ao Trabalho Infantil, promovida pelo PETI



A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promove nesta sexta feira, 10, a Caminhada “Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil”. A saída será às 8h30 da Praça Vítor Brito, Centro, com destino à Praça 9 de Novembro, onde especialistas e autoridades falarão sobre o tema.

Parte da campanha mundial criada pela Organização Internacional do Trabalho – OIT, a caminhada objetiva mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância de combater o trabalho infantil.

Para Zelúzia Dias, Coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil/PETI, “combater o trabalho infantil é uma luta diária do Governo Municipal e por meio desta caminhada desejamos que toda a comunidade apóie e venha conhecer mais desta campanha”.

Fonte: PMVC

Leia mais...

sexta-feira, 3 de junho de 2011


DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA


No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

O século XX foi saudado como a era em que a tecnologia e o progresso industrial seriam capazes de satisfazer as necessidades materiais, restabelecer a paz social, reduzir as desigualdades.

Nos últimos 50 anos, a produção mundial de grãos triplicou, a quantidade de terras irrigadas para a agricultura duplicou, o número de automóveis passou de 500 milhões, o mesmo acontecendo a televisores, geladeiras, chuveiros elétricos, lavadoras, secadoras, computadores, celulares, microondas, fax, videocassetes, CDs, parabólicas, isopor, descartáveis, transgênicos e outras invenções. As riquezas produzidas, nesse período, quintuplicaram.

Mas, também nos últimos 50 anos, o mundo perdeu 20% de suas terras férteis e 20% de suas florestas tropicais, com milhares de espécies ainda nem conhecidas. O nível de gás carbônico aumentou 13%, foram destruídas 3% da camada de ozônio, toneladas de materiais radioativos foram despejadas na atmosfera e nos solos, os desertos aumentaram, rios e lagos morreram por causa da chuva ácida ou de esgotos domésticos e industriais.

Maravilha-nos esse progresso, mas as gerações futuras talvez lamentem o quanto se destruiu para isso. Enquanto hoje o ser humano tem mais bens, é mais pobre em recursos naturais. A tecnologia nos dá a falsa impressão de que estamos no controle. Por isso, é bonito ser moderno. Feio é ser natural.

Porém, a tecnologia é ruim quando nos afasta da natureza. Só mudaremos isso quando nos reaproximarmos do mundo natural. Afinal, embora uns ainda não aceitem, o homem é natureza.

O dia 05 de Junho é Dia Mundial do Meio Ambiente. Não há data melhor para começar aquilo que o resto das espécies vivas esperam que façamos. Afinal, o que não fazer, já sabemos desde há muito. Vamos começar! O mundo será, com certeza, melhor.

Fontes: BrasilEscola, VelhosAmigos, DatasEspeciais.

Leia mais...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

TROPEIRISMO


A EMGP teve a imensa satisfação em receber a equipe do Museu Regional de Vitória da Conquista para apresentar aos alunos um pouco da história dos tropeiros. A Pedagoga e também Coordenadora do Projeto, Ebeilde Araújo Pedreira, informou que as atividades fazem parte do projeto "Memórias Históricas do Tropeirismo em Vitória da Conquista", que busca valorizar a história e a cultura regional através de relatos sobre o tropeirismo. Segundo a diretora do Museu Regional, Irlândia Mª Rocha, este trabalho vem sendo desenvolvido nas escolas municipais e estaduais.
Nas tardes de quarta e quinta feiras, os alunos do Ciclo I, tiveram a oportunidade de participar deste importante projeto. Foram apresentados vídeos com depoimentos de alguns tropeiros da região, objetos usados por eles etc. A professora Maris Stella que faz parte da equipe, explicou o significado de algumas palavras usadas no vocabulário dos tropeiros. As crianças ouviam atentamente, e tiveram algumas que se identificaram com o tema dizendo que seus avós eram tropeiros.
Foram duas tardes de muita descontração, cultura e aprendizado.
A Direção da Escola Municipal Guimarães Passos, professores e alunos, agradecem a todos os integrantes deste Projeto que se fizeram presentes em nossa Unidade Escolar, desenvolvendo este trabalho de grande importância para a cultura das nossas crianças e da sociedade em geral.



Clique aqui e conheça mais sobre o tropeirismo.
Confiram as fotos.

Leia mais...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Trabalho com jogos no Projeto Roda de Alfabetização

A professsora Ivonete Bittencourt, trabalha com o Projeto Roda de Alfabetização nesta Unidade Escolar. Ela explica que não é um reforço, e sim um trabalho de intervenção, onde se busca resgatar a etapa escolar onde o aluno parou, e que ainda não tinha conseguido adquirir o processo de escrita e leitura.
"Os professores da Roda se reúnem quinzenalmente com a coordenadora do Projeto, onde são passados à equipe os novos roteiros a serem seguidos, os materiais e os jogos pedagógicos são confeccionados artesanalmente pelas próprias professoras", conclui a Profª Ivonete.
Aqui ela apresenta o trabalho executado nesta manhã de quarta-feira, trata-se de um jogo que tem como finalidade desenvolver o raciocínio lógico e também a parte da junção de sílabas, uma vez que o aluno joga os dados, soma para ver o resultado, em seguida procura a sílaba correspondente ao número na tabela, depois vão procurar dentre as palavras que estão escritas em tiras de cartolina, as que possuem a sílaba sorteada.







Outro jogo trabalhado foi o "Sete não Pode", os alunos jogam os dados,somam para obter o resultado, se a soma for igual a sete o jogador fica duas partidas sem jogar, sendo outro número qualquer, eles vão marcando na cartela, quem preencher primeiro é o vencedor.
Segundo a Professora Ivonete este jogo trabalha a matemática, é uma dinâmica que busca a auto estima, além de trabalhar o raciocínio. Os aluno
s se divertem bastante, e o mais importante, aprendem brincando.






















Confiram as fotos.

Leia mais...

Banner Maker

  ©Escola Municipal Guimarães Passos - Todos os direitos reservados.

Template by Mércia Design by Fábio ARTPRINT Dicas Blogger

Topo |